CARLOS FERNANDO


Fecha de fallecimiento:
01 de septiembre de 2013

Sumario
Trovapedia
Canciones compuestas por
Carlos Fernando
Cancioneros con canciones
de Carlos Fernando
Más letras en CANCIONEROS
de Carlos Fernando
Escúchalo en Apple Music
Carlos Fernando (Caruaru, 1938 — Recife, 2013) foi um cantor e compositor de música popular brasileira.


Biografia



Foi considerado um dos maiores responsáveis por unir o frevo à MPB, ampliando o alcance de um ritmo que se restringia ao carnaval pernambucano. Começou no meio artístico aos 18 anos de idade, fazendo teatro com Luiz Mendonça, fundador do Movimento de Cultura Popular no Recife. Chegou a escrever uma peça de teatro, "A Chegada de Lampião no Inferno", baseada na literatura de cordel de José Pacheco. A peça inspirou, posteriormente, a composição da sua primeira música, "Aquela rosa", em parceria com Geraldo Azevedo, e gravada pelo próprio cantor conterrâneo em 1967.

Morando no Rio de Janeiro, firmou-se como compositor, e, durante a carreira, teve músicas gravadas por nomes como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Jackson do Pandeiro, MPB4, Fagner, Chico Buarque, Zé Ramalho, Lula Queiroga, Lenine, Michael Sullivan, Severo, Xangai, Luiz Gonzaga, Banda de Pífanos de Caruaru. Criou a série "Asas da América", em que vários grandes intérpretes da MPB cantaram frevo.

Em 1983, Elba Ramalho gravou sua composição "Banho de cheiro”, que se tornou um dos grandes sucessos do país na época. Outra canção sua que fez sucesso na voz de Elba foi "Canta coração". Em 1989, sua composição "Noites olindenses" foi gravada por Caetano Veloso, na série "Asas da América". A mesma música também foi gravada por Elba Ramalho no LP "Encanto", de selo Polygram, em 1992. Em 2007, participou da produção do CD "100 anos de Frevo – É de perder o sapato", ano em que o ritmo recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro. Em 2009, ele foi um dos homenageados do Carnaval do Recife.

Em 2014, recebeu um espaço dedicado à sua memória no Museu Memorial de Caruaru. Foi, no mesmo ano, um dos homenageados do São João de Caruaru.

É um dos mais frequentes parceiros de Geraldo Azevedo.


Frevo



Em sua carreira como compositor e produtor, o caruaruense Carlos Fernando fez o frevo ganhar asas, ampliando os horizontes do gênero que até os anos e 1970 vivia refém do carnaval. Ele misturou o frevo à MPB, modernizando o centenário ritmo pernambucano e incorporando-o ao repertório nacional por meio de sucessos como "Banho de Cheiro" – gravado por Elba Ramalho em 1983 e por muito tempo executado nos quatro cantos do País durante os doze meses do ano. Carlos Fernando também criou a série "Asas da América", em que vários grandes intérpretes da MPB cantaram frevo.
 El contenido de este artículo ha sido extraído total o parcialmente de la Wikipedia en portugués bajo licencia Creative Commons.

 










 
PUBLICIDAD
PUBLICIDAD

 

LO + EN CANCIONEROS.COM

 

HOY DESTACAMOS
La compañera de Atahualpa Yupanqui

el 21/05/2020

Fue la mujer que acompañó a Yupanqui durante casi medio siglo. Pese a que era una gran concertista de piano, dejó a un lado su carrera para acompañarlo. Junto a Atahualpa compuso 65 canciones de enorme éxito, como El arriero y Luna Tucumana.

HOY EN PORTADA
28 aniversario de su partida

el 21/05/2020

Hace 28 años, Atahualpa Yupanqui, el máximo exponente del folclore argentino moría en Nimes, Francia, horas después de tener que cancelar un recital. Un virtuoso de la guitarra, un poeta de las cosas simples, un hombre comprometido con sus ideas y con su tierra. Un artista que recién en los últimos años fue merecidamente reconocido por su país.

 



© 2020 CANCIONEROS.COM

Notas legales

Qué es cancioneros
Aviso legal
• Política de privacidad

Servicios

Contacto
Cómo colaborar
Criterios
Estadísticas
Publicidad

Síguenos

   

cancioneros.com/letras
Acceso profesional