JOSÉ CÂNDIDO


Fecha de nacimiento:
11 de marzo de 1927
Fecha de fallecimiento:
25 de febrero de 2008

Sumario
Trovapedia
Canciones compuestas por
José Cândido
Cancioneros con canciones
de José Cândido
Escúchalo en Apple Music
José Cândido da Silva, de nome profissional José Cândido (Santana do Ipanema, 11 de março de 1927 — Aracaju, 25 de fevereiro de 2008) foi um escritor e compositor brasileiro, conhecido pela coautoria da música Carcará, com o músico João do Vale.


Biografia



José Cândido nasceu no Sítio Puxinanã, no município de Santana do Ipanema, em Alagoas, filho dos pequenos agricultores Enoque Alves da Silva e Quitéria Carneiro da Silva. Aos 18 anos, em 1945, mudou-se para Aracaju, onde morou com um tio e trabalhou como operário. Cinco anos depois, já casado com Celina Mecenas, foi para o Rio de Janeiro, onde viveu quase 40 anos, tendo trabalhado 12 anos como condutor de bonde da Light.

Depois de ter assistido a uma apresentação de Luiz Gonzaga na Rádio Nacional, começou a escrever versos e compor baiões. Suas primeiras composições foram gravadas em 1955 pelo cantor potiguar Aldair Soares. Em seguida conheceu João do Vale, na Praça Tiradentes, e tornou-se seu parceiro em onze músicas. Carcará, composta pela dupla em 1964, fez parte do show Opinião, e foi o marco inicial da carreira da cantora Maria Bethânia, tornando-se um dos símbolos musicais da resistência à ditadura militar.

José Cândido teve mais de 80 composições gravadas, entre elas O cabelo da boneca, Morena do grotão, Pé do lageiro e Ouricuri. A trilha sonora do filme No Mundo da Lua (1958), dirigido por Roberto Farias, teve três músicas da sua parceria com João do Vale: Aroeira, Machucado e O segredo do sertanejo, aparentemente cantadas pelo ator Reginaldo Faria, mas com a voz de Evaldo Gouveia.

Em 1989, já aposentado, José Cândido retornou a Santana do Ipanema e, em 1992, mudou-se para Aracaju, onde fixou residência. Em 1997 escreveu uma autobiografia, O menino de Puxinanã. Em 2001 publicou um segundo livro, o romance de cenário nordestino O querubim.

Morreu em 2008, aos 80 anos, por falência de múltiplos órgãos.
 El contenido de este artículo ha sido extraído total o parcialmente de la Wikipedia en portugués bajo licencia Creative Commons.

 










 
PUBLICIDAD
PUBLICIDAD

 

LO + EN CANCIONEROS.COM
 
Más nuevoMás leídoMás votado
PUBLICIDAD

 

HOY DESTACAMOS
Óbito

el 29/01/2021

El músico, compositor y cantor argentino César Isella, creador de clásicos como Canción con todos y Canción de las simples cosas, y quien a lo largo de su trayectoria integró el legendario grupo Los Fronterizos, murió este jueves a los 82 años como consecuencia de un problema cardíaco.

HOY EN PORTADA
52 Voll-Damm Festival de Jazz de Barcelona

por Xavier Pintanel el 01/02/2021

El pasado 30 de enero de 2021 en el Palau de la Música Catalana y en el marco del 52 Voll-Damm Festival de Jazz de Barcelona, Sílvia Pérez Cruz presentó su nuevo disco Farsa (género imposible) completamente sola, un formato inédito que delató la grandeza de la artista.

PUBLICIDAD

 

 



© 2021 CANCIONEROS.COM