JOSÉ CÂNDIDO


Fecha de nacimiento:
11 de marzo de 1927
Fecha de fallecimiento:
25 de febrero de 2008

Sumario
Trovapedia
Canciones compuestas por
José Cândido
Cancioneros con canciones
de José Cândido
José Cândido da Silva, de nome profissional José Cândido (Santana do Ipanema, 11 de março de 1927 — Aracaju, 25 de fevereiro de 2008) foi um escritor e compositor brasileiro, conhecido pela coautoria da música Carcará, com o músico João do Vale.


Biografia



José Cândido nasceu no Sítio Puxinanã, no município de Santana do Ipanema, em Alagoas, filho dos pequenos agricultores Enoque Alves da Silva e Quitéria Carneiro da Silva. Aos 18 anos, em 1945, mudou-se para Aracaju, onde morou com um tio e trabalhou como operário. Cinco anos depois, já casado com Celina Mecenas, foi para o Rio de Janeiro, onde viveu quase 40 anos, tendo trabalhado 12 anos como condutor de bonde da Light.

Depois de ter assistido a uma apresentação de Luiz Gonzaga na Rádio Nacional, começou a escrever versos e compor baiões. Suas primeiras composições foram gravadas em 1955 pelo cantor potiguar Aldair Soares. Em seguida conheceu João do Vale, na Praça Tiradentes, e tornou-se seu parceiro em onze músicas. Carcará, composta pela dupla em 1964, fez parte do show Opinião, e foi o marco inicial da carreira da cantora Maria Bethânia, tornando-se um dos símbolos musicais da resistência à ditadura militar.

José Cândido teve mais de 80 composições gravadas, entre elas O cabelo da boneca, Morena do grotão, Pé do lageiro e Ouricuri. A trilha sonora do filme No Mundo da Lua (1958), dirigido por Roberto Farias, teve três músicas da sua parceria com João do Vale: Aroeira, Machucado e O segredo do sertanejo, aparentemente cantadas pelo ator Reginaldo Faria, mas com a voz de Evaldo Gouveia.

Em 1989, já aposentado, José Cândido retornou a Santana do Ipanema e, em 1992, mudou-se para Aracaju, onde fixou residência. Em 1997 escreveu uma autobiografia, O menino de Puxinanã. Em 2001 publicou um segundo livro, o romance de cenário nordestino O querubim.

Morreu em 2008, aos 80 anos, de falência múltipla dos órgãos.

Categoria:Naturais de Santana do Ipanema
Categoria:Compositores de Alagoas
Categoria:Escritores de Alagoas
 El contenido de este artículo ha sido extraído de la Wikipedia en portugués bajo licencia Creative Commons.

 










 
PUBLICIDAD
PUBLICIDAD

 

LO + EN CANCIONEROS.COM

 

HOY DESTACAMOS
Ánimo animal

por Francisco Espinosa el 12/12/2018

El pasado 10 de diciembre un abarrotado Wizink Center de Madrid homeanajeaba a Luis Eduardo Aute de la mano de veinte voces como las de Joan Manuel Serrat, Silvio Rodríguez, Joaquín Sabina, Vicente Feliú, Vïctor Manuel, Ana Belén, Pedro Guerra o Ismanel Serrano, entre otros.

HOY EN PORTADA
Entrevista a Litto Nebbia (II)

por Manel Gausachs el 14/12/2018

Hoy publicamos la segunda parte de la entrevista que tuvimos con el maestro rosarino en su última visita a Barcelona. Proseguimos hablando de su faceta como productor, de su nueva autobiografía Mi banda sonora y de lo cerca y lejos que está a la vez entre sí todo el mundo hispánico de la música.

 



© 2018 CANCIONEROS.COM, CANDIAUTOR 2010 SL

Notas legales

Qué es cancioneros
Aviso legal
• Política de privacidad

Servicios

Contacto
Cómo colaborar
Criterios
Estadísticas
Publicidad

Síguenos

   

 

Acceso profesional