ONILDO ALMEIDA


Fecha de nacimiento:
13 de agosto de 1928

Sumario
Trovapedia
Canciones compuestas por
Onildo Almeida
Cancioneros con canciones
de Onildo Almeida
Onildo Almeida (Caruaru, 13 de agosto de 1928) é um compositor, músico e poeta brasileiro.


Biografia



Onildo Almeida é filho de José Francisco de Almeida e Flora Camila de Almeida, que desde cedo encorajaram o filho a seguir o caminho da música, sua grande paixão. Ainda adolescente, ingressou em diversos conjuntos musicais locais, mas foi ao ingressar no rádio que alcançou sucesso. Como compositor, escreveu mais de 530 canções, muitas gravadas por nomes famosos como Gilberto Gil e Luiz Gonzaga, o Rei do baião.


Carreira



300px|miniaturadaimagem|direita|A [[Feira de Caruaru, serviu como inspiração para Onildo Almeida criar a canção homônima, eternizada por Gonzagão.]]

Após ingressar no rádio, ele conseguiu maior facilidade para divulgar seu trabalho. Com o interesse de grandes artistas musicais da época por suas canções, Onildo tornou-se amigo de celebridades como Luiz Gonzaga e ele foi um dos maiores divulgadores de suas músicas.

Gonzagão gravou a canção A Feira de Caruaru em 1957, cujo LP atingiu a marca de 100 mil cópias vendidas em apenas 2 meses, um sucesso para os padrões da época; concedendo à Luiz Gonzaga seu primeiro Disco de Ouro da carreira. O sucesso particular dessa canção foi tão grande que ela possui versões para 34 países, incluindo Estados Unidos, Japão e Suíça.


Discografia



Embora com mais de 530 canções escritas e gravadas por vários artitas, Onildo Almeida possui apenas 3 discos lançados sob sua autoria:

  • A Feira de Caruaru nº 2 (1957)
  • Casamento Antigo (1957)
  • Zé Dantas e Vaquejada (1962)


Principais composições



Algumas das principais composições de Onildo Almeida:


Ver também


 El contenido de este artículo ha sido extraído de la Wikipedia en portugués bajo licencia Creative Commons.

 










 
PUBLICIDAD
PUBLICIDAD

 

LO + EN CANCIONEROS.COM

 

HOY DESTACAMOS
Testimonio

el 12/07/2018

La sonrisa de Víctor Jara, imborrable en mi memoria, quedó atrás. La fila india de prisioneros —manos en la nuca— siguió su marcha.

HOY EN PORTADA
Festival Grec 2018

por Carles Gracia Escarp el 18/07/2018

Coetus presentó su tercer disco de estudio: De banda a banda (Satélite K, 2018) en la Sala Apolo de Barcelona, en el marco del Festival Grec 2018.

 



© 2018 CANCIONEROS.COM, CANDIAUTOR 2010 SL

Notas legales

Qué es cancioneros
Aviso legal
• Política de privacidad

Servicios

Contacto
Cómo colaborar
Criterios
Estadísticas
Publicidad

Síguenos

   

 

Acceso profesional