LUÍS REIS


Fecha de nacimiento:
31 de marzo de 1926
Fecha de fallecimiento:
09 de febrero de 1980

Sumario
Trovapedia
Canciones compuestas por
Luís Reis
Cancioneros con canciones
de Luís Reis
Luís Abdenago dos Reis (São Luís do Maranhão, 31 de março de 1926 — Rio de Janeiro, 9 de fevereiro de 1980) foi um compositor e pianista brasileiro.

Aos seis anos de idade mudou-se com a família para o Rio de Janeiro. Considerado um dos maiores boêmios do Rio nos anos 1960 e 1970, Luis era uma figura sempre presente em todos os bares de piano da Zona Sul carioca. Era conhecido nos meios artísticos pelo apelido de Cabeleira.


Biografia



Iniciou sua carreira profissional em 1943, em Belo Horizonte, inicialmente como pandeirista e depois como pianista do conjunto Dazinho.
Tocava também bateria e violão.
Em seguida, integrou o conjunto Zé do Pistom, apresentando-se em cabarés e escolas de dança. Em 1944, voltou para o Rio de Janeiro, participando, como pianista, do programa Hora do Guri, da Rádio Mauá, época na qual começou a trabalhar como redator de jornal.

Em 1962, gravou seu primeiro LP solo Samba de balanço.

Entre seus parceiros destacam-se Haroldo Barbosa, Nássara e Luis Antonio.

Luis Reis foi um dos "inventores" do chamado Sambalanço, uma espécie de fusão entre o samba de gafieira e a bossa, juntamente com João Roberto Kelly, Denis Brean, Hianto de Almeida e Ed Lincoln entre outros.

Entre as composições mais famosas estão Palhaçada ( também conhecida como Cara de palhaço), Tudo É Magnífico, Fiz o Bobão, Nossos Momentos, Canção da Manhã, Notícia de Jornal, Moeda Quebrada (todas com Haroldo Barbosa), O Leite das Crianças (com Pedro Caetano), e O Bloco dos Sujos.


Discografia



  • 1962 Samba de balanço - Philips
  • 1965 Samba a quatro mãos. (com João Roberto Kelly) - RCA
Categoria:Mortos em 1980
Categoria:Pianistas do Maranhão
Categoria:Compositores do Maranhão
Categoria:Naturais de São Luís (Maranhão)
 El contenido de este artículo ha sido extraído de la Wikipedia en portugués bajo licencia Creative Commons.

 










 
PUBLICIDAD
PUBLICIDAD

 

LO + EN CANCIONEROS.COM

 

HOY DESTACAMOS
Nuevo cancionero y discografía

el 22/05/2018

Presentamos el quinto de nuestros cancioneros y discografías anunciados en el marco de nuestro vigésimo aniversario. María Dolores Pradera siempre ha reivindicado —incluso cuando no estaba de moda— la obra de los grandes autores populares hispanoamericanos, desde José Alfredo Jiménez a Chabuca Granda, pasando por Atahualpa Yupanqui o Carlos Cano. Hoy la reivindicamos a ella.

HOY EN PORTADA
6 Festival Jardins de Pedralbes Barcelona 2018

por Carles Gracia Escarp el 14/06/2018

Mariza renovó su idilio con Barcelona en un concierto en el Festival Jardins de Pedralbes en el que presentó su nuevo disco de título homónimo Mariza, una obra que refleja bien el equilibrio artístico y personal de la cantante portuguesa en el presente, un espejo de calma hecho canción.

 



© 2018 CANCIONEROS.COM, CANDIAUTOR 2010 SL

Notas legales

Qué es cancioneros
Aviso legal
• Política de privacidad

Servicios

Contacto
Cómo colaborar
Criterios
Estadísticas
Publicidad

Síguenos

   

 

Acceso profesional