TIÊ GASPARINETTI BIRAL


Fecha de nacimiento:
17 de marzo de 1980

Sumario
Trovapedia
Canciones compuestas por
Tiê Gasparinetti Biral
Cancioneros con canciones
de Tiê Gasparinetti Biral
Tiê Gasparinetti Biral (São Paulo, 17 de março de 1980) é uma cantora e compositora brasileira. Ela já lançou quatro álbuns de estúdio e é popularmente conhecida pela canção "A Noite", do álbum Esmeraldas (2014).


Biografia



A cantora, neta da atriz Vida Alves, cursou relações públicas na FAAP e estudou canto em Nova York. Foi modelo da Ford Models e chegou a atuar num comercial dirigido por Fernando Meirelles que foi premiado em Cannes.
Foi dona de um Café Brechó, onde conheceu o tecladista Dudu Tsuda (Jumbo Elektro) e o compositor Toquinho, com quem gravou sua primeira canção e viajou pelo Brasil e Europa em turnê.
Lançou em 2009 seu primeiro álbum intitulado Sweet Jardim que contou com a colaboração solidária de diversos artistas, como Toquinho, além de artistas da cena independente de São Paulo.

Carreira


Em 2007, Tiê gravou um EP com quatro músicas em parceria com Dudu Tsuda - tecladista das bandas Jumbo Elektro, Cérebro Eletrônico e Trash Pour 4. Depois passou seis meses apenas compondo o restante das músicas do disco. Em março de 2009 com 28 anos lançou seu primeiro disco "Sweet Jardim". Nele, Tiê mostra suas composições, canta e toca piano e violão em dez faixas de autoria própria, gravadas ao vivo ao estilo low-fi. As composições são autobiográficas, delicadas e conquistam, como em Passarinho, que fala sobre seu nome, ou na emocionante “A Bailarina e o Astronauta”. A base da maioria das canções é o violão tocado por Tiê a que somam efeitos incidentais e intervenções. Outras trazem a letrista/cantora ao piano. A música título, “Sweet Jardim”, um folk-feliz, tem os violões de Toquinho, uma pitada de David Bowie, caixinhas de música, Tom Waits, estrelas cadentes, Nancy Sinatra, chuvas de papel, Ella Fitzgerald, sapatilhas de ponta, Beatles, boás, Doris Day, balas de goma.

O segundo álbum, A Coruja e o Coração, lançado em 2011 foi indicado à categoria Revelação do Prêmio Multishow de 2010 e teve shows em todo o Brasil e em Nova Iorque, além de uma turnê pela Europa, incluindo apresentações em Londres, Paris, Berlim e Barcelona.
Sweet Jardim, seu primeiro álbum, também figura na lista dos 50 discos que formaram a identidade musical brasileira dos anos 2000, publicada pelo jornal Folha de S.Paulo.
Em 2011, Tiê apresenta seu segundo disco: A Coruja e o Coração, uma das grandes surpresas do cenário musical nacional. O álbum reúne canções autorais,
parcerias, versões com arranjos mais encorpados e novos elementos, como a presença de bateria e percussão na maioria das músicas. Traz participações de nomes como Jorge Drexler, Marcelo Jeneci e Hélio Flanders, versões de músicas de Thiago Pethit, Dorgival Dantas e Tulipa Ruiz.
"Na Varanda da Liz", abre o álbum com um instrumental mais denso, mostrando uma Tiê diferente daquela vista no álbum de estreia. "Perto e Distante" tem a participação de Jorge Drexler. "For You And For Me" é a única música em inglês do disco e é seguida por "Hide And Seek", outra canção que chama a atenção.
Incompatibilidade de gêneros ou não,"Você Não Vale Nada", sucesso interpretado pelos Aviões do Forró, Calcinha Preta e Ivete Sangalo, possibilitou a Tiê mostrar sua personalidade surpreendente!
Outra grande sacada desse álbum foram as regravações de artistas contemporâneos: "Só Sei Dançar com Você", de Tulipa Ruiz, remete ao country e, é cheia de detalhes cuidadosamente pensados; "Mapa-Mundi" gravada também por Thiago Pethit é outra regravação que chama a atenção em A Coruja e o Coração.

Seu terceiro álbum de estúdio intitulado Esmeraldas foi lançado no dia 23 de setembro de 2014. Teve como carro chefe a canção "A Noite", a décima faixa do álbum, tendo sido esta disponibilizada no iTunes para audição. Esta canção faz parte da trilha sonora da novela "I Love Paraisópolis" da Rede Globo de Televisão.

Em 2015, participou da canção "Trono de Estudar", composta por Dani Black em apoio aos estudantes que se articularam contra o projeto de reorganização escolar do governo estadual de São Paulo. A faixa teve a participação de outros 17 artistas brasileiros: Chico Buarque, Arnaldo Antunes (ex-Titãs), Dado Villa-Lobos (Legião Urbana), Paulo Miklos (Titãs), Tiago Iorc, Lucas Silveira (Fresno), Filipe Catto, Zélia Duncan, Pedro Luís (Pedro Luís & A Parede), Fernando Anitelli (O Teatro Mágico), André Whoong, Lucas Santtana, Miranda Kassin, Tetê Espíndola, Helio Flanders (Vanguart), Felipe Roseno e Xuxa Levy.

Lançou recentemente seu novo single "mexeu comigo". A música ilustra diversos temas e tem em sí uma pegada muito forte que ao mesmo tempo encanta. A música conta com um clipe feito unicamente por mulheres.


Discografia


Álbuns de estúdio

  • 2009: Sweet Jardim
  • 2011: A Coruja e o Coração
  • 2014: Esmeraldas
  • 2017: Gaya


Singles




Lista de singles, com posições nas paradas selecionadasAnoTítuloMelhores posiçõesÁlbum
scope="col" BRA
2009"Assinado Eu"Sweet Jardim
"Te Valorizo"
"Dois"
2012"Pra Alegrar Meu Dia"A Coruja e o Coração
"Você Não Vale Nada"74
2014"Ando Meio Desligado"
"A Noite"47Esmeraldas
2015"Isqueiro Azul"
2016"All Around You"
"Onde Está o Amor?"
2017"Mexeu Comigo"Gaya
"Amuleto"




Participação em Trilhas Sonoras de Novelas



A cantora ficou conhecida em todo o Brasil principalmente devido sua participação em trilhas de novelas da Rede Globo. Foram elas:
  • Piscar o Olho - Tema de Cida e Conrado na novela Cheias de Charme
    • A Noite - Tema de Mari na novela I Love Paraisópolis
    • Dónde Está El Amor (feat. Pablo Alborán) - Tema de Camila e Giovanni na novela Haja Coração


    Prêmios e indicações




    AnoPrêmioCategoriaIndicaçãoResultadoRef.
    2009MTV Video Music BrasilMPB Tiê
    2011Melhor Capa "A Coruja e o Coração"
    2015Prêmio Multishow de Música BrasileiraVersão do ano (júri especializado)"A Noite"
    Prêmio Extra de TelevisãoTema de Novela
    Melhores do AnoMúsica do Ano

     El contenido de este artículo ha sido extraído de la Wikipedia en portugués bajo licencia Creative Commons.

     










     
    PUBLICIDAD
    PUBLICIDAD

     

    LO + EN CANCIONEROS.COM

     

    HOY DESTACAMOS
    Caso Víctor Jara

    el 07/07/2018

    El principal asesino del cantautor chileno Víctor Jara sigue libre en Estados Unidos, un asunto que convocó a renovar una solicitud de extradición por parta de la cancillería del país austral.

    HOY EN PORTADA
    Nuevo cancionero y discografía

    por Sebastián Garay el 26/06/2018

    Presentamos el sexto de nuestros cancioneros y discografías anunciados en el marco de nuestro vigésimo aniversario. Jorge Drexler, viajero y juglar, máximo representante de las nuevas generaciones de trovadores uruguayos tiene desde hoy su merecido espacio en nuestras páginas.

     



    © 2018 CANCIONEROS.COM, CANDIAUTOR 2010 SL

    Notas legales

    Qué es cancioneros
    Aviso legal
    • Política de privacidad

    Servicios

    Contacto
    Cómo colaborar
    Criterios
    Estadísticas
    Publicidad

    Síguenos

       

     

    Acceso profesional