ROSSINI PINTO


Fecha de nacimiento:
24 de enero de 1937
Fecha de fallecimiento:
25 de junio de 1985

Sumario
Trovapedia
Canciones compuestas por
Rossini Pinto
Cancioneros con canciones
de Rossini Pinto
Rossini Pinto (Ponte de Itabapoana, Mimoso do Sul, 24 de janeiro de 1937 — Rio de Janeiro, 25 de junho de 1985) foi um cantor, compositor e produtor musical brasileiro. Um dos mais importantes nomes da Jovem Guarda, ajudou a consagrar vários dos artistas do movimento, entre os quais Roberto Carlos e Erasmo Carlos, com composições próprias e versões em português do rock britânico e americano.

Natural do Espírito Santo, mudou-se para o Rio de Janeiro em meados da década de 1950. Em 1955, trabalhava como repórter do diário esportivo Jornal dos Sports e do matutino Correio da Manhã. Começou sua carreira musical por acaso, em 1960, ao musicar o poema Convite de Amor, do então Presidente da República, Jânio Quadros. Desde então, passou a ser solicitado por gravadoras.

Rossini acabou assinando contrato com a Copacabana Discos e, 1961, lançou seu primeiro disco com as canções Rock Presidencial, de sua autoria, e Vamos Brincar de Amor?, de Vadico e Herberto Sales.

Como intérprete, seus maiores sucessos foram Voa, Passarinho, Viu no que Deu? (ambas de sua autoria e de Fernando Costa), Ford de Bigode (Ivanildo Teixeira e Paulo Brunner), gravada com Renato e Seus Blue Caps e Carruagem gravada pelos Fevers em 1976. "Amor e Desprezo" de sua autoria, gravada no disco As 14 Mais de 1963, é uma de suas músicas mais tocadas até hoje. Rossini Pinto tornou-se um autor requisitado no movimento da Jovem Guarda quando Roberto Carlos gravou algumas das suas composições, como "O leão está solto nas ruas" (em 1964), "Eu te adoro, meu amor" (em 1965-LP JOVEM GUARDA), "Parei, olhei"(65-RC Canta para a Juventude) e "Só vou gostar de quem gosta de mim"-67(RC em Ritmo de Aventura) . Entre outros artistas que gravaram suas composições é de destacar Emilinha Borba ("Me leva pro céu" em 1962), Wanderléa ("Sem amor ninguém vive" em 1964) ou Golden Boys ("Se eu fosse você" em 1966), Diana ("Por que Brigamos").
Dentre as suas canções de maior sucesso, destaca-se Erva Venenosa (versão da canção Poison Ivy), gravada pelo Golden Boys em 1965, regravada e eternizada pelo grupo Herva Doce em 1982, e novamente regravada e eternizada por Rita Lee em 2000, sendo inclusive tema de várias telenovelas globais e de programas de televisão.

Rossini Pinto morreu em consequência de insuficiência renal aguda.
 El contenido de este artículo ha sido extraído total o parcialmente de la Wikipedia en portugués bajo licencia Creative Commons.

 










 
PUBLICIDAD
PUBLICIDAD

 

LO + EN CANCIONEROS.COM

 

HOY DESTACAMOS
Presentación de su disco homónimo

por Carles Gracia Escarp el 06/10/2019

Alba Carmona muestra su evolución y su personalidad artística con su primer disco propio, tras darse a conocer como solista con Las Migas ha emprendido su camino musical en solitario.  Presentó su trabajo el pasado 4 de octubre en el escenario del CAT (Centre Artesà Tradicionàrius) de Barcelona.

HOY EN PORTADA
Entrevista

por Xavier Pintanel el 14/10/2019

La incombustible y legendaria cantautora madrileña Julia León acaba de lanzar el disco Que soy del aire, un trabajo en el que, tras viajar muchos años por la música sefardí, regresa a la canción de autor y que presentó —junto con su libro de poesías homónimo— la semana pasada en Barcelona. Conversamos con ella.

 



© 2019 CANCIONEROS.COM, CANDIAUTOR 2010 SL

Notas legales

Qué es cancioneros
Aviso legal
• Política de privacidad

Servicios

Contacto
Cómo colaborar
Criterios
Estadísticas
Publicidad

Síguenos

   

cancioneros.com/letras
Acceso profesional