WAGNER TISO


Fecha de nacimiento:
12 de diciembre de 1945

Sumario
Trovapedia
Canciones compuestas por
Wagner Tiso
Cancioneros con canciones
de Wagner Tiso
Wagner Tiso Veiga (Três Pontas, 12 de dezembro de 1945) é um músico, arranjador, regente, pianista e compositor brasileiro de formação erudita.


Biografia



Tiso aprendeu teoria musical com Paulo Moura e especializou-se em teclados. Participou do conjunto Sambacana em 1964 e dois anos depois foi trabalhar com o antigo mestre. Acompanhou diversos artistas, como Cauby Peixoto, Ivon Cury, Maysa e Marcos Valle. Principal parceiro de Milton Nascimento e um dos nomes do movimento Clube da Esquina, em 1970 passa a acompanhar MIlton com a banda que se tornaria, posteriormente, o lendário Som Imaginário ao lado de Zé Rodrix, Tavito, Robertinho Silva, Luiz Alves e Frederah.

Integrante do Clube da Esquina, logo começou a fazer sucesso no exterior, apresentando-se em Atenas e Montreux, e também acompanhando não só Milton, como também de Flora Purim, Ron Carter e Airto Moreira.

Nos anos 70, foram dele os arranjos para Gonzaguinha, Paulo Moura, Johnny Alf, MPB-4, Dominguinhos, o próprio Milton e outros.

Ao longo de sua carreira esteve ao lado como arranjador, compositor e pianista ao lado dos maiores nomes da música nacional e internacional como Gal Costa, Maria Bethânia, Cauby Peixoto, Nelson Freire, Lô Borges, Beto Guedes, Flávio Venturini, Toninho Horta, Caetano Veloso, Gilberto Gil entre tantos outros nomes.

Wagner Tiso é considerado patrimônio musical da música mineira, brasileira e internacional.


Genealogia



  • Ascendência: Wagner é o segundo dos cinco filhos de Francisco Ribeiro Veiga e de Walda Tiso, de ascendência cigana; Irmão de José Gileno Tiso,Isaura Tiso, André Tiso e Marco Valério Tiso, neto materno de Sério (Severino) Tiso e de Isaura Cândida Correia; neto paterno de Clara Costa Ribeiro (Pimenta da Veiga) e de Francisco Correia de Figueiredo e, por este, bisneto de Francisco Correia de Carvalho e de Ana Eufrosina de Figueiredo. Ana Eufrosina era filha do Capitão Francisco Garcia de Figueiredo e de sua prima Maria Teresa de Figueiredo, neta paterna do Capitão Diogo Garcia da Cruz e de Inocência Constância de Figueiredo; neta materna de João Rodrigues de Figueiredo e de Felícia Cândida de Figueiredo. Inocência Constância e Felícia Cândida eram irmãs, filhas do Capitão-Mor José Álvares de Figueiredo - o fundador de Boa Esperança - e de Maria Vilela do Espírito Santo, esta neta da Ilhoa Júlia Maria da Caridade.
  • Descendência: Wagner Tiso Veiga casou-se, a primeira vez, com Sílvia Costa, com quem teve a filha Índia Indira Tiso da Costa Veiga; a segunda vez, com Gisele Goldoni, com quem teve a filha Joana Goldoni Tiso.
  • Colaterais: É primo de diversas personalidades, como: Antônio Aureliano Chaves de Mendonça, Danton Mello, Eduardo Carlos Figueiredo Ferraz, Ester de Figueiredo Ferraz, José Carlos de Figueiredo Ferraz, Fátima Freire, Geraldo Freire, Morvan Aloísio Acaiaba de Resende, Nelson Freire, Newton Freire Maia, Ricardo Gumbleton Daunt, e Selton Mello, dentre outros.

  • Trilhas sonoras



    • 1969 Os deuses e os mortos, filme de Ruy Guerra.
    • 1977 A lira do delírio, filme de Walter Lima Júnior.
    • 1980 Poema sujo, peça de Ferreira Gullar.
    • 1981 Inocência, filme de Walter Lima Júnior.
    • 1984 Chico Rei, filme de Walter Lima Júnior.
    • 1986 Besame mucho, filme de Francisco Ramalho Jr. e Dona Beija, telenovela da TV Manchete.
    • 1987 Tanga - Deu no New York Times, filme de Henfil.
    • 1988 O grande mentecapto, filme de Oswaldo Caldeira e O primo Basílio, minissérie da TV Globo.
    • 1989 Seis documentários para um projeto educacional do governo de Portugal e diversos documentários de Silvio Tendler, como Memórias do aço e Olhar do fotógrafo.
    • 1993 Regência de orquestra em 5 faixas do primeiro disco em formato acústico no Brasil com a banda gaúcha Engenheiros do Hawaii, no disco, "filmes de Guerra, canções de Amor".
    • 1994 O sorriso do lagarto, minissérie da Globo.
    • 1995 O guarani, filme de Norma Bengell.
    • 1997 A ostra e o vento, filme de Walter Lima Júnior.
    • 1999 Tiradentes , filme de Oswaldo Caldeira


    Prêmios



    • Ordem dos Músicos do Brasil
    • Melhor álbum instrumental (1974)
    • Prêmio Melhor Música Golden Metais (1991)- pelo filme O grande mentecapto''




  • Categoria:Naturais de Três Pontas
    Categoria:Compositores de Minas Gerais
    Categoria:Arranjadores de Minas Gerais
    Categoria:Pianistas de Minas Gerais
    Categoria:Maestros de Minas Gerais
    Categoria:Clube da Esquina
    Categoria:Músicos de música popular brasileira
     El contenido de este artículo ha sido extraído de la Wikipedia en portugués bajo licencia Creative Commons.

     










     
    PUBLICIDAD
    PUBLICIDAD

     

    LO + EN CANCIONEROS.COM

     

    HOY DESTACAMOS
    Novedad discográfica

    el 15/09/2018

    El trovador mexicano Alejandro Filio acaba de lanzar su último disco Trova azul, un disco a guitarras y voz que hoy nos cuenta canción a canción.

    HOY EN PORTADA
    Entrevista a Litto Nebbia (I)

    por Manel Gausachs el 15/10/2018

    Litto Nebbia actuó el pasado 18 de mayo en Barcelona dentro de una pequeña gira española de cuatro conciertos en pequeños locales. Aprovechamos la ocasión para hablar con él poco antes de cumplir los 70. En esta primera entrega de la entrevista, que publicamos en dos partes, hablamos con detalle de seis de los siete discos que ha publicado en estos últimos tres años. Seis obras de géneros muy diferentes que demuestran, una vez más, que Nebbia trasciende los límites del Rock y del relato juvenil que se le adjudicó en sus inicios. En la segunda entrega, que publicaremos próximamente, hablaremos de su faceta como productor, de su nueva autobiografía Mi banda sonora y de lo cerca y lejos que está a la vez entre sí todo el mundo hispánico de la música.

     



    © 2018 CANCIONEROS.COM, CANDIAUTOR 2010 SL

    Notas legales

    Qué es cancioneros
    Aviso legal
    • Política de privacidad

    Servicios

    Contacto
    Cómo colaborar
    Criterios
    Estadísticas
    Publicidad

    Síguenos

       

     

    Acceso profesional